segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Veja 5 dicas para começar 2012 com segurança



Já que o ano está começando, vale a pena tomar algumas atitudes e verificar alguns softwares e configurações no PC para tentar garantir um ano com o menor número de problemas. A coluna de hoje traz algumas dicas de coisas que você deve ficar atento e pode ter se esquecido de fazer na correria do dia a dia.

Anotar senhas não é um risco à sua segurança, desde que feito corretamente. (Foto: Divulgação)
1. Usar senhas fortes e manter anotações atualizadas
Se você escolheu uma senha fraca para algum serviço na web ou mesmo para acessar seu computador, é uma boa hora para trocá-la.
A coluna também sempre recomendou que senhas sejam anotadas. Não dá para confiar na memória para lembrar as dezenas de senhas que precisamos usar hoje. Se a sua memória não for muito boa, provavelmente vai acabar usando a mesma senha várias vezes ou esquecendo a senha de um serviço ou outro – o que vai causar inconveniência e, pior, os recursos de recuperação de senha costumam ser o “calcanhar de Aquiles” dos serviços.




Claro: não anote sua senha em adesivo e cole no monitor. As anotações devem estar em um local seguro.
Certifique-se que as “perguntas secretas” e outros recursos de segurança para a recuperação de senha estejam em dia. Alguns serviços, como o Google, usam endereços de e-mail alternativos e o número de celular. Você pode ter trocado de número ou uma conta velha de e-mail pode ter parado de funcionar porque você trocou de provedor. Verifique.
2. Desinstalar softwares não utilizados
Se um programa que você não usa mais ainda está no seu computador, desinstale-o. Embora seja raro, brechas em softwares podem ser exploradas pela web de uma forma que nem mesmo especialistas imaginavam. Se você não usa mais um software, não vale a pena manter ele no PC.

Certifique-se que o Windows Update ou Microsoft Update está ativado no Painel de Controle. (Foto: Reprodução)
3. Verifique a versão dos programas
Depois que você desinstalou o que não precisa mais, é hora de verificar se aquilo que ficou está na versão mais nova. Seu navegador de internet está na versão mais nova? Os seus plug-ins estão em dia? Os recursos de atualização automática estão ativados? Essas opções normalmente não são difíceis de encontrar, mas você terá de verificar cada software separadamente.
Softwares que merecem atenção especial são o Adobe Reader, que está na versão X (10) (baixe o Reader aqui) e o Adobe Flash (baixe o Flash aqui).
O Java, da Oracle, também deve estar atualizado (baixe o Java aqui), mas talvez seja melhor você desinstalar o Java por completo, o que pode ser feito no Painel de Controle. Se você não sabe se precisa do Java, a dica é a seguinte: desinstale-o e, se algo parar de funcionar, reinstale-o. Mesmo depois de reinstalado, você pode tentar desativá-lo no navegador de internet (veja como no final de uma coluna anterior). Se tiver problemas, reative-o.

Mídias de armazenamento podem ser perdidas ou, em alguns casos, corromperem parte dos dados. É bom verificar se os dados estão intactos. (Foto: Divulgação)
4. Faça e verifique backups
O backup é uma cópia de segurança dos seus arquivos. Ou seja, é uma cópia adicional, secundária. Se você tem apenas uma cópia de um arquivo, mesmo que ela não esteja armazenada no PC, ela não é um backup. O backup é essencial para evitar que danos físicos, descuidos ou outros problemas façam com que você perca os dados.
É claro que o backup também pode sofrer dos mesmos problemas: os DVDs em que você salvou algo podem estar começando a deteriorar, você pode ter esquecido onde colocou aquele pen drive onde salvou as fotos, ou você ainda não baixou da rede social as fotos que foram perdidas depois que o disco rígido do seu computador foi reformatado.
É bom resolver essas pendências e ter seus dados disponíveis e íntegros. Para verificar algo que está armazenado em uma mídia externa, pode ser preciso copiar os dados novamente para seu disco rígido e verificar se a cópia é bem sucedida. Em algumas mídias, também é possível realizar um exame do “Scandisk”. A coluna irá abordar outras técnicas de verificação em outro texto.
5. Obtenha uma segunda opinião sobre seu PC
Dois antivírus não devem ser instalados no computador, porque podem entrar em conflito e interferir um no funcionamento do outro. Mas isso não significa que, de tempos em tempos, você não possa obter uma segunda opinião sobre a presença – ou não – de pragas digitais no seu computador.
Você pode fazer isso com “scanners online”, como:
Antes de usar essas ferramentas, desative o antivírus que está instalado no seu computador temporariamente. Se não fizer isso, também pode haver conflitos.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos