segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Crowdsourcing e o poder das pessoas conectadas em rede


Em 2006, o jornalista Jeff Howe cunhou o termo crowdsourcing, no seu livro “O poder das multidões”, conceito muito similar ao de co-criação de Prahalad.
Segundo a Wikepedia, um dos maiores exemplos do próprio termo, o crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.
Existem diversos serviços baseados em crowdsourcing e co-criação no mundo, segundo dados do crowdsourcing.org e a Internet é utilizada como agente facilitador da maioria destes negócios. E muitas destas inovações coletivas são a favor da cidadania, do bem comum.
As mídias sociais estão diretamente ligadas ao crowdsourcing, já que são plataformas construídas para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos.
Selecionei alguns exemplos interessantes de crowdsourcing:
1 – Semelhante ao Digg.com, a Dell lançou o IdeaStorm.com, o qual permite aos clientes apresentarem suas ideias e, posteriormente votarem em suas preferidas. Em seguida a Dell voltou-se para os colaboradores e lançou o EmployeeStorm, esta comunidade logo surgiu com informações e decisões que no passado nunca tinham sido discutidas na empresa, o que mudou o curso da comunicação interna e a própria cultura da organização.
fonte: idgnow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos