sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O futuro dos crimes digitais no Brasil



SÃO PAULO – Atualmente os golpes online não visam mais apenas um sistema operacional ou se concentram somente em usuários de computadores.
De acordo com uma pesquisa da Kaspersky, embora o sistema Windows continue sendo o líder de mercado até 2020, outros SO vão crescer muito, como o Linux e Mac OS, e a tendência é o aparecimento de mais ataques multiplataformas.


“Hoje 90% dos ataques visam o sistema Windows. Com o passar dos anos os criminosos irão utilizar mais tecnologias para criar ataques multiplataforma, como já fazem com o Java atualmente”, explica Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil.
Golpes em pagamentos mobile e serviços de internet banking continuarão sendo as principais fontes dos ataques. Segundo a empresa, 95% dos vírus brasileiros tem por finalidade roubar esses dados dos usuários.
Mas em 2020 os cibercriminosos terão mais dificuldades em realizar esses golpes devido a biometria que será empregada em operações online e mesmo telefônicas.
“Haverá uma massificação da biometria no futuro para proteger melhor nossos dados. Uma tendência será as transferências e pagamentos via NFC[Near Field Communication - que permite realizar pagamentos com a aproximação do aparelho a um leitor]. Mas para cada nova funcionalidade, pode se esperar que ataques surgirão. Infelizmente, assim funciona a área de segurança”, completa Assolini.
Até 2020 smartphones e tablets ganharão cada vez mais espaço e importância, possibilitando mais acessos à internet em redes wireless. E a partir dessa massificação da mobilidade, além do uso crescente de banda, haverá um aumento no número de ataques, como a criação de botnets em dispositivos móveis.
“A tendência é o surgimento de spam para dispositivos móveis via SMS, MMS ou mesmo e-mail. A chegada do IPv6 também vai causar impacto, pois fornece um alcance maior de conectividade, permitindo acesso a vários dispositivos conectados (como TVs, geladeiras, eletrodomésticos) e isso acarretará problemas nessa década”, completa Assolini.
FONTE: INFOABRIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos