quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pacotão: acesso na empresa, estabilizador e anonimato na rede



Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Quem controla a infraestrutura pode ter acesso aos dados. (Foto: Reprodução)
>>> Segurança dos dados
Trabalho numa empresa que permite usar meu notebook particular na sua wireless. Uso um firewall (Zone Alarm) e um antivírus (AVG) gratuitos. Minha pergunta é: meus arquivos podem ser acessados, ou mesmo lidos por outra pessoa? Minhas atividades na rede podem ser seguidas?
André Valle
Sim, André, elas podem – tecnicamente, pelo menos. Se a empresa pode fazer isso legalmente é um assunto mais complicado. A coluna já comentou esse assunto anteriormente e o G1 também fez uma reportagem sobre o assunto em 2010.


De modo geral, a empresa só pode monitorar se a prática estiver declarada no contrato. Se não for esse o caso e alguma informação obtida dessa forma motivar uma demissão, esta não poderá ser por justa causa.
Como já foi dito, o monitoramento é tecnicamente possível, porque a empresa tem o controle da infraestrutura que liga seu notebook à internet. Vale dizer que esse monitoramento é difícil de ser feito em larga escala – pode ser caro.
Vale lembrar que os sites que usam HTTPS (o “cadeado” de segurança) não podem ter sua comunicação monitorada, desde que o certificado de segurança esteja válido.
Anonimato é vedado pela Constituição Federal brasileira de 1988. (Foto: Divulgação)
>>> Anonimato na internet e além
Só fiquei com uma dúvida: o anonimato em meios é proibido pela lei? Em todos os casos? Por exemplo, uma denúncia feita pela internet deve ter identificação?
Homerbrasil
A denúncia não identificada não tem valor legal, conforme um julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizado em 2011.  As autoridades até podem pegar uma denúncia anônima e, a partir dela, obter outras evidências para, em seguida, solicitar quebras de sigilo e obter ainda outras evidências. Como o julgamento no caso citado mostrou, uma denúncia anônima não pode embasar, sozinha, um pedido de quebra de sigilo.
Em casos em que a evidência é fácil de ser coletada – como um conteúdo ilegal publicamente disponível na internet -, o fato de a denúncia ser anônima não fará diferença alguma, já que só será preciso abrir o link informado e constatar o crime.
A Constituição Federal de 1988 realmente veda o anonimato e, como o julgamento do caso pelo STJ mostrou, a regra está valendo.
>>> Uso do estabilizador
Gostaria de saber se é necessário usar estabilizador em laptops. O estabilizador protege a fonte ou faz mal para ela? Na internet há várias informações conflitantes sobre usar ou não estabilizador. Uns dizem que é necessário, enquanto que outros dizem que é melhor não usar nada do que usá-los. Por favor, me ajude! Não achei até hoje uma informação segura sobre isso. Afinal, estabilizador protege ou prejudica a fonte do laptop? É útil ou nocivo?
Jonas Souza Bonelle
O estabilizador, por si só, não vai prejudicar a fonte do notebook – a não ser que ele seja de má qualidade, o que não é incomum e não é fácil de saber. E esse é o risco: é melhor ligar a fonte diretamente do que arriscar comprar um estabilizador qualquer que pode ser de qualidade ruim.
Outro detalhe é que muitos estabilizador têm uma potência baixa e as pessoas tendem a ligar equipamentos demais, o que – também – pode fazer com que a tensão sofra alterações e danifique os equipamentos.
Somando o fato de que a eficácia dos estabilizadores é bastante duvidosa aos dois riscos citados – de mau uso e qualidade incerta –, a aposta mais fácil acaba sendo simplesmente não usá-los.
A dica mais simples é: compre um no-break e ligue-o em uma tomada adequadamente aterrada. Embora um no-break seja caro, um estabilizador de boa qualidade também não é barato.
Estabilizadores são úteis em casos onde é necessário realizar conversão de tensão, mas fontes chaveadas ou bivolt não verão ganho de proteção real com um estabilizador em boa parte das situações.
A coluna Segurança Digital de hoje vai ficando por aqui, mas não se esqueça de deixar sua dúvida na seção de comentários. Outras dúvidas sobre segurança, internet, privacidade e crime digital serão respondidas aqui toda quarta-feira. Até lá!
 FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos