segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Compras On-line Regras de segurança para o antes, durante e depois


As compras on-line têm aumentado bastante aqui no Brasil, devido à alta quantidade de ofertas e à imensa facilidade que esta modalidade de compra nos oferece: comodidade, preços competitivos e a possibilidade de realizar comparações de preços apenas com um clique.
Compras On-line
Mas é importante ter em mente que realizar compras on-line requer muitos cuidados e que se o comprador não estiver "antenado" às modalidades de crimes virtuais, pode acabar sendo mais uma vítima da Internet. Então, fique atento para algumas dicas:



» Antes da compra:
  • Phishing - não visite sites sugeridos em mensagens não solicitadas (Spam) que você recebe este tipo de atitude normalmente o levará a sites falsos que tem como objetivo coletar seus dados financeiros.
  • Instale barras anti-phishing em seu browser, elas o ajudam a identificar, por exemplo, que o site de um banco brasileiro está hospedado em outro país. Consulte a seção "Mais informações" para saber mais sobre as principais barras de ferramentas, Netcraft Anti-Phishing Toolbar e Microsoft Phishing Filter.
  • E-mail - os principais bancos e empresas de comércio eletrônico optaram por não enviar mensagens para seus clientes. Como regra geral, evite abrir estas mensagens e, principalmente, nunca abra os links que elas indicam.
  • Proteja seu computador - mantenha seu computador sempre atualizado, se não souber como fazer isto peça a ajuda de alguém. Vulnerabilidades em software colaboram com os crackers. Instale e mantenha atualizado um anti-vírus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam.
  • Ensine o Anti-Spam de seu webmail - o envio de mensagens maliciosas por meio de Spam é uma das principais maneiras de comprometer o seu computador. Marque mensagens que apresentam sinais de Phishing como Spam, desta forma você e outros usuários serão alertados.
  • Navegador - Instale as versões mais recentes de navegador (browser). A ultima geração de browsers (Mozilla Firefox 2.0, Microsoft Internet Explorer 7, entre outros) oferecem proteção adicional contra golpes de Phishing.
  • Reputação - Compre apenas de empresas on-line confiáveis e reconhecidas no mercado. Visite sites como Buscape (www.buscape.com.br) e Bondfaro (www.bondfaro.com.br) para conhecer sites confiáveis - ambos têm um processo de filiação sujeito a aprovação, selos de empresa reconhecida, bem como opiniões e avaliação de consumidores.
  • Ítens com mais risco - Tenha cuidado especial ao comprar ítens muito vendidos (MP3 players, telefones celulares), eles normalmente estão associados a compras mais arriscadas. Desconfie ao se deparar com muitos ítens difíceis de serem encontrados em um mesmo site ou com preços muito abaixo dos praticados no mercado.


» Durante a compra:
  • Comunicação Segura - Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor. O nome técnico deste protocolo de comunicação é SSL ou TLS (Secure Socket Layer/Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pelas presenças do endereço no formato https://www.example.com (em vez de http://...) e da figura de um cadeado em algum lugar da interface gráfica de seu navegador (normalmente no rodapé). O navegador Mozilla Firefox complementa estes indicadores visuais de segurança trocando a cor de fundo da barra de endereços (URL) para amarelo.
  • Cartão de crédito não confirma idade - nunca forneça o numero de seu cartão de crédito como prova de sua idade. As operadoras afirmam que cartões não verificam a idade de alguém, trata-se apenas de uma maneira simples de enganar usuários desavisados.
  • Use seu próprio computador - Compras on-line não devem ser feitas em qualquer computador, prefira o computador de sua casa ou trabalho. A probabilidade da estação de trabalho de sua empresa estar atualizada e livre de software malicioso é maior do que de um computador de uma "Lan House" ou estabelecimento similar.
  • Usar ou não cartão? - Usar o cartão de crédito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto on-line sofrem de fraude durante a compra ou de problemas no armazenamento de seus dados confidenciais.
  • Escolha seu melhor cartão - use cartões de crédito específicos para compras on-line, se possível. Use seu cartão com menor limite de compras, isto minimizará seu prejuízo em caso de fraude ou armazenamento inadequado dos dados de seu cartão. Se possível tenha um seguro contra fraudes no seu cartão.
  • Não compre por impulso - Se desconfiar do site e a compra for inevitável, escolha por pagar com boleto bancário ou SEDEX a cobrar.
  • Desconfie de ofertas boas demais, use o bom senso acima de tudo.


» Após a compra:
  • Logout - efetue "logout" do site de compras, em especial em estações compartilhadas por várias pessoas. Se possível aprenda como limpar "cookies" e outras informações confidenciais em seu browser. Firefox 2.0 e Internet Explorer 7 contam com opções específicas para este tipo de operação.
  • Extratos - ao utilizar o cartão de crédito para a compras on-line, verifique o extrato do cartão.
  • Acompanhe a entrega do produto - As entregas normalmente são feitas por empresas que oferecem "tracking" do seu pedido, ou seja, acompanhamento da entrega do produto mediante o uso de um código fornecido pelo vendedor. Este código normalmente é fornecido ao final da transação de compra.
  • Não apague os registros de sua compra, especialmente mensagens com confirmação de compra e entrega.
  • Sites de leilão:
  • Qualidade do vendedor - Conheça o sistema de qualificação de vendedores de seu site de leiloes preferido.
  • Leia atentamente a descrição do produto, imprima uma cópia destas informações.
  • Não guarde dúvidas - Pergunte sobre o produto no espaço destinado a este fim. Este tipo de recurso normalmente é aberto a qualquer pessoa que consulte o produto e pode ser útil para identificar características que não condizem com a descrição ou mesmo para conhecer compradores insatisfeitos.
  • Denuncie o vendedor - Se você se sentiu lesado por algum vendedor informe a administração do site e possíveis futuros compradores (por meio de qualificação) do site o mais breve possível. 
  • Reputação - Leia os comentários que os compradores anteriores têm com relação ao vendedor. Embora este tipo de indicador seja sujeito a fraude é uma boa maneira de avaliar o comprador.
Fonte: Alerta do CAIS - 07/12/2006
Fonte Tudosobreseguranca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos