terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ROTKIT, A AMEAÇA ESCONDIDA!



rootkit
Um rootkit é um trojan(Cavalo de Tróia) que busca se esconder de softwares de segurança e do usuário utilizando diversas técnicas avançadas de programação. Por definição, é um programa usado para que um cracker possa manter o controle sobre um sistema comprometido sem que o usuário saiba que o sistema foi comprometido, agindo como backdoor.
Um dos problemas dos rootkits é que boa parte dos antivírus não conseguem localizá-los, ou seja, eles passam despercebidos, camuflados e o usuário de computador, mesmo com um antivírus instalado, não fica sabendo que há um programa malicioso instalado em sua estação de trabalho.


Possuem esse nome por serem, inicialmente, “kits” de programas para a plataforma Linux/Unix para manter o acesso total ao sitema previamente comprometido. “root” é o usuário com o controle total do computador nas plataformas Unix, originou-se o nome “rootkit” para denominar estes conjuntos de aplicativos
No Windows, eles ‘infectam’ os processos na memória, de modo que toda vez que um processo requisite alguma informação sobre os arquivos do trojan, esta informação seja anulada antes de ser retornada ao programa, o que fará com que os softwares acreditem que estes arquivos não estejam lá. Aparentemente vai estar tudo normal, você vai poder continuar usando a máquina normalmente, mas haverão outras pessoas com acesso irrestrito a ela, que poderá usá-la remotamente da forma que quiserem.
Os rootkits podem ser instalados tanto localmente (quando alguém tem acesso físico à sua máquina) quanto remotamente. O bom senso ainda é a melhor maneira de proteção. Leve seu computador apenas para um técnico de confiança e adote procedimentos no sentido de evitar possíveis contaminações, evitando clicar em links recebidos em e-mails, entrar em sites suspeitos e principalmente mantenha seu sistema operacional, antivírus e firewall atualizados.
FONTE: CRIMESPELAINTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos