terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Análises Sobre o Trojan Counterclank


Faz alguns dias que a especialista Symantec, alertou sobre a existência do Counterclank, um Trojan Android que foi inadvertidamente instalado pelos usuários em mais de cinco milhões de dispositivos. Este grande número de instalações foi possível, porque o cavalo de Tróia foi enxertado em uma enorme quantidade de aplicações disponíveis para download, no Android Market oficial.


Tendo analisado e reconhecido Counterclank como uma variante do Trojan Android Tonclank, os pesquisadores chegaram à conclusão de que ele foi criado pelo mesmo desenvolvedor - uma empresa que distribui um kit de desenvolvimento de software (Apperhand) a terceiros, para ajudá-los a monetizar suas aplicações, principalmente através de pesquisa.

Counterclank registra e envia informações com o IMEI do dispositivo, marca, fabricante, modelo e versão do Android OS, além das métricas, tais como tamanho de tela e resolução, a preferência de idioma do usuário, o navegador e a identidade do aplicativo usando o kit de desenvolvimento de software .

Além disso, o trojan também é capaz de definir a página inicial do navegador do dispositivo, criar marcadores e atalhos na tela inicial. Segundo os pesquisadores, a página inicial, favoritos e atalhos podem ser enviados para searchwebmobile.com, um domínio pertencente a Infospace, que trata-se de uma empresa que paga para aplicações que redirecionam as pesquisas através de seu website.

fonte: Underlinux

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos