segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os piores hábitos tecnológicos



O site CIO publicou uma reportagem aonde lista os 15 piores hábitos que a maioria de nós temos no uso da tecnologia que podem causar danos permanentes aos computadores.

Entre os comportamentos prejudiciais aos computadores que o site indicou, vários deles tem relação ao uso diário dos equipamentos ou aspectos importantes de segurança, que muitas vezes deixamos passas desapercebidos. Então vale a pena dar uma olhada na lista e repensarmos nossos hábitos.
Não usar software de segurança no seu computador, como anti-vírus. Esta é uma proteção mínima que todos os usuários finais devem ter em seu computador. E, o mais importante, deve-se manter o anti-vírus atualizado diariamente.
Não fazer backup periódico de seu computador e de seus dados, em um HD externo e DVDs regraváveis. Só quem teve um computador roubado ou com o HD pifado sabe o que isso pode significar.
Além de fazer backup periodicamente, a maioria das pessoas não mantem backups “off-site”, ou seja, em outro lugar físico. O risco é de que, por exemplo, um ladrão entre em seu apartamento e roube o seu notebook e o seu HD de backup também. Uma dica é guardar os dados mais importantes online.
Responder a mensagens de SPAM: Ao clicar no link “remova meu e-mail” no rodapé de mensagem, isto conta como uma resposta que confirma para o spammer que seu endereço existe realemnte e está ativo. O melhor mesmo é ignorar e, se o seu webmail ou seu provedor tiver esta funcionalidade, clique na opção de "denunciar como SPAM".
Andar com o notebook ligado. Desligue seu notebook antes de transportá-lo, pois um disco rígido em funcionamento pode ser danificado mesmo por um pequeno impacto (como um solavanco) e o notebook pode facilmente superaquecer se deixado em lugares fechados.
Imprimir tudo: para evitar o desperdício de papel, podemos criar cópias digitais de todos os formulários, recibos e comprovantes de que precisamos, imprimindo-os em arquivos PDF.
Usar o notebook na cama tem o risco de causar um superaquecimento ao apoiarmos o notebook sobre edredons, travesseiros e almofadas, que podem bloquear as saídas de ventilação do notebook. Além do mais, se a posição não for confortável, pode também causar um torcicolo. A dica é usar uma mesinha especial para notebooks ou mesmo uma dessas mesinha para tomar café na cama.
Deixar o notebook no carro faz com que ele esteja a mercê de ladrões (ladrões de notebooks, de carros ou mesmo ladrões eventuais, que passam pela rua e vêem uma bela michila dando sopa no banco de trás de um carro). Se você precisa deixar o notebook na mala do carro, faça isso em um local discreto, longe dos olhos de curiosos.
Não usar um endereço de e-mail “descartável” para cadastro em sites questionáveis ou pessoas que você encontrou eventualmente.
Guardar todos os seus e-mails gera muito "lixo digital", bagunça sua caixa postal e pode dificultar na hora que você precisar achar uma mensagem importante. Apague o que não for necessário, use pastas e tags (marcadores) para separar suas mensagens.
Não usar os atalhos de teclado. Pelo menos para as funções mais comuns (ex: Ctrl+C para copiar um item, Ctrl+V para colar e Ctrl + S para salvar), isso pode economizar um tempinho.
Instalar coisas demais no computador pode tornar o micro lento, além de consumir espaço em disco. Além disso, muitas vezes as pessoas instalam tantos programas desnecessariamente e sem critério que podem acabar instalando vírus e adwares (aqueles programas que ficam mostrando pop-ups ou sites de anúncios) sem perceber.
Salvar arquivos em qualquer lugar. O ideal é ter tudo organizado em pastas. Facilita achar os arquivos e, principalmente, facilita fazer o backup das informações importantes.
Usar uma única senha para tudo. Basta umcmalfeitor descobrir uma de suas senhas para ter acesso a tudo mais que você tiver: contas de e-mail, conta no banco, cartão de crédito e suas senhas nas redes sociais. Atualmente temos tanta senha para tudo que, na prática, é impossível ter uma senha única para cada site oou serviço que utilizamos. Mas uma dica simples é usar um conjunto de várias senhas, e guardar as senhas melhores (mais complexas, difíceis de adivinhar e diferenciadas) para os serviços mais importantes.
Não travar o telefone ou smartphone: uma simples senha no aparelho celular evita que alguma pessoa faça chmadas e acesse seus dados quando você perder seu aparelho. 

Fonte:anchisesbr   @BrunoSalgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos