quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pacotão: roubo de celulares, senhas, IMEI e serviços de localização



Bloquear um celular após o roubo pode também interferir com a possibilidade de localizá-lo. (Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)
>>> Bloqueio de celular roubado
No caso dos celulares, se eu colocar uma senha no chip e de bloqueio de celular ainda terão como usar o aparelho ou ele será inutilizado por outros?

Rogério
Normalmente é possível desbloquear, reinstalar o sistema, reprogramar a memória, enfim – uma série de alternativas. De modo geral, é interessante pensar no que fazer caso os sistemas de segurança falhem. Supor que não há meio de quebrar um sistema de segurança é incorreto.
Um detalhe é que a maioria dos celulares não coloca nenhuma proteção na memória, mesmo com o uso de senha. Por exemplo, no caso de celulares com cartão SD, retirar o cartão SD do celular e colocar no computador já permite ler todo o conteúdo. Então existem vários problemas a serem considerados: o celular, o acesso aos dados nele armazenados, e por aí vai.
Existem medidas de segurança para cada uma dessas questões, mas é preciso pesquisar. Se o código de bloqueio do seu celular tiver a função de criptografia, por exemplo, ele irá proteger os dados armazenados no dispositivo. Mas esse não é sempre o caso.


>>> Android Lost e Wi-Fi
O celular precisa estar com o wi-fi ligado na hora de utilizar o Android Lost pelo computador?
Gabriel
Não. Basta uma conexão de dados. Inclusive, o Android Lost permite ligar ou desligar o Wi-Fi do celular, remotamente.
>>> Localização do celular
Muitas pessoas falam que, caso o celular seja roubado, a polícia consegue, através da operadora, localizar o celular. Queria saber se isso é verdade. Já tive um celular roubado que consegui recuperá-lo graças ao programa Where is my Droid que me passou as coordenadas do celular. Mas nesse caso não envolvi a polícia
yurie
Na teoria, é possível, com embora com limitado grau de precisão, desde que se saiba o IMEI do celular (ou o número usado, se o criminoso não for esperto e usar o celular com o mesmo chip). No entanto, existem alguns problemas com isso. Primeiro, o celular pode estar em uso fora do país. Segundo, existem meios de trocar o código identificador IMEI do celular. Essas circunstâncias vão impossibilitar a localização do aparelho, mesmo com colaboração total da operadora – o que, por si só, não é simples.
A coluna ouviu o delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, para comentar. Ele disse o seguinte:
“Em primeiro lugar, a providência fundamental em perda/furto de celular é o registro de ocorrência e, antes ou depois deste ato, fazer a abertura de um protocolo junto à operadora, comunicando o fato e o bloqueio. No caso de smartphones com localizadores, esta providência de comunicar a operadora pode prejudicar a localização do aparelho. Por isso, a situação deve ser avaliada.
Em segundo lugar, quanto à questão do IMEI, a situação é preocupante, pois mesmo com o bloqueio pela operadora do IMEI os criminosos estão clonando IMEIs e usando celulares normalmente. Às vezes temos um mesmo IMEI falando do PR, outro do RS e outro do Nordeste, por exemplo. O uso fora do país também é uma questão preocupante, pois não há controle mundial dos furtos/perdas de celular.”
>>> Código IMEI
Em celulares, o cancelamento do IMEI já não é suficiente?
Lucas
Como explicou o delegado Wendt, na resposta acima, as listas de bloqueio de IMEI (International Mobile Equipment Identity) não são padronizadas para todos os países do mundo. Além disso, também como já dito acima, é possível, em vários casos, trocar o IMEI do celular ou, pelo menos, filtrá-lo para que o aparelho envie um número diferente do registrado na memória para a rede, mesmo que o número armazenado não possa ser mudado.
Finalmente, um celular roubado ainda tem alguma utilidade na venda de suas peças, embora, claro, não seja um valor tão grande quanto o produto completo.
>>> Roubo de iPhone
Tive meu iPhone 4S roubado em janeiro, porém mandei o comando para apagar os dados pelo buscar iPhone do iCloud/mobileme, mas nunca foi realizado. Eu acredito que foi porque foi efetuado o bloqueio de minha linha, mas a pergunta que fica é: quando o meliante vender o aparelho e colocar outro chip e entrar na internet a limpeza não ocorreria?
Felipe
Sim, Felipe, mas com uma condição: seu sistema de segurança ainda precisa estar funcionando. Sistemas de segurança falham. Se o criminoso tiver conhecimento de alguma falha que inutilize o recurso, ele poderá tirar proveito disso. É por esse motivo que o comando de eliminação dos dados deve ser dado o quanto antes – para não dar a chance de o criminoso impedir sua execução de alguma forma.
Também por isso é preciso ter um plano para a troca de senhas. É preciso lembrar o que está armazenado no celular e agir rapidamente para impedir que ocorra o acesso aos dados – inclusive pelo fato de que, agora, está muito comum o uso de celulares como mecanismo de recuperação de senhas. Se o criminoso tiver na mão o número funcionando e o nome das contas, ele poderá, em alguns casos, recuperá-las.

Fonte: G1 Tecnologia  por Altieres Rohr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos