terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Imposto de Renda: fique atento para não cair em armadilhas virtuais


Criminosos usam envio de falso informe para tentar instalar códigos maliciosos no computador, e roubar dados bancários depois


Imposto de renda
(Foto: reprodução)
Segundo a Nodes Tecnologia, fornecedora de soluções para segurança digital, os usuários de computador devem ficar atentos sobre os riscos que a entrega da declaração do imposto de renda pode oferecer nesta época do ano, tanto para as companhias - que devem entregar os informes de rendimentos a seus funcionários - quanto para eclaração do imposto de renda de pessoa físicaos contribuintes.

 
A empresa afirma que fraudadores da internet usam o envio de um falso informe de rendimentos para tentar instalar códigos maliciosos no PC e depois roubar dados bancários e de cartões de crédito.
 
Eduardo Lopes, especialista em segurança digital, comenta que os cyber criminosos são muito criativos e que constantemente desenvolvem mecanismos diversos para enganar os internautas. "Geralmente os criminosos virtuais enviam e-mails a uma grande quantidade de destinatários e contam com que os usuários caiam em suas armadilhas. A isca geralmente é uma mensagem de e-mail muito bem produzida, com texto que pode levar o usuário a acreditar que a sua empresa lhe enviou o informe", adverte o executivo.
 
Novamente, vale o conselho: nunca acesse mensagens desse tipo, como também não clique em qualquer link do e-mail e não instale o programa da declaração que não seja aquele obtido diretamente no site da Receita Federal. Na dúvida, ligue para o departamento de pessoal da sua empresa para obter o informe em sua casa ou no local onde trabalha.
 
Outro informe que os contribuintes também necessitam para fazer a declaração de IR é enviado pelos bancos, com dados sobre o saldo das contas bancárias, rendimentos sobre investimentos, previdência privada, entre outras. Também neste caso, os bancos nunca fazem o envio por e-mail, e este tipo de informe pode ser obtido diretamente na agência ou no internet banking. 
 
Os programas para fazer a Declaração do Imposto de Renda e para o envio do documento pela Internet (Receitanet), devem ser baixados no site da Receita, apenas a partir deste link.
FONTE: Olhar Digital Via Twitter @Cyb3rCrimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos