Se você já sofreu alguma vez de intoxicação alimentar, provavelmente entenderá a genialidade existente no dispositivo criado por engenheiros da Universidade da Califórnia, que criaram um protótipo de scanner conectado a uma câmera fotográfica existente em smartphones para ler a qualidade dos alimentos. O maior objetivo do protótipo é detectar a presença da temível E.coli, uma dos principais responsáveis pela diarreia.
O projeto transforma o smartphone em um microscópio portátil (algo que já foi feito antes). A diferença está no software do pacote, capaz de reconhecer bacterias que podem prejudicar sua saúde estomacal. Os cientistas acreditam que o protótipo pode ajudar milhares de pessoas a se prevenirem de uma eventual diarreia. Nos EUA, anualmente, de 4 a 6 mil pessoas são contaminadas pela E.coli, segundo o Dvice.
Vale ressaltar que, se não forem bem e regularmente higienizados, os próprios celulares podem ser potenciais vetores de infecção por E.coli. Não só eles, como os teclados de computador também, e praticamente qualquer gadget. Portanto, deve-se ter o cuidado de desinfetar seu smartphone o suficiente para que a comida não seja contaminada justamente pelo aparelho que a está analisando.
Se o protótipo pode detectar E.coli, talvez futuros modelos possam detectar um espectro mais amplo de bactérias, como a salmonela. Infelizmente, segundo o PopSci, o protótipo ainda está longe de chegar às prateleiras das lojas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos