Código malicioso direciona clientes para página falsa, rouba dados e envia, por e-mail, para hackers, informa empresa de segurança.
Um novo ataque contra usuários de online banking ameaça correntistas do Itau, um dos maiores bancos brasileiros. De acordo com a empresa de segurança Eset, os cibercriminosos desenvolveram um código malicioso – identificado como um Trojan Win32/Spy.Banker.YJS - que se instala na máquina do usuário e é executado assim que o computador acessa o internet banking.
Caso não esteja utilizando o Internet Explorer (IE), o usuário infectado, ao acessar a página do banco, recebe uma mensagem de que ela só funciona no browser da Microsoft. Se o internauta faz o acesso, o malware inicia a captura das informações bancárias e dos dados pessoais.
O Win32/Spy.Banker.YJS direciona o usuário para uma página falsa do internet banking, na qual solicita uma série de informações pessoais do usuário e do cartão de débito do cliente.
Tela da página falsa gerada pelo Trojan
Após o usuário digitar as informações na página falsa, o código malicioso envia um e-mail ao banker com os dados.
Uma particularidade desse golpe é utilizar um certificado eletrônico roubado, da Comodo, entidade certificadora real. Isso permite que o malware se propague por servidores sem que seja detectado pela maioria das ferramentas de segurança.
“Apesar da complexidade desse golpe, os usuários podem evitá-lo tomando alguns cuidados básicos. Por exemplo, ao perceber que não é comum que a página do internet banking só rode no Internet Explorer”, diz Camillo Di Jorge, country manager da Eset Brasil. “Além disso, todas as vezes que as pessoas vão digitar suas informações pessoais na internet devem assegurar-se que as páginas são confiáveis e utilizam endereços que comecem por ‘https’, o que não acontece no caso desse golpe”.
Fonte computerworlduol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos