sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como identificar se um website é seguro


Muito do sucesso e popularidade da Internet é por ela ser uma rede global aberta, entretanto, isso torna a Internet um meio não muito seguro

Uma das formas de proteger seus dados em uma transação online é a utilização de "Sites Seguros". Os sites seguros podem ser identificados pelo termo HTTPS na url e a maioria dos navegadores atuais exibe a imagem de um cadeado, indicando o uso do protocolo SSL para este fim.

Nota: O protocolo SSL provê a privacidade e a integridade de dados entre duas aplicações que comuniquem pela Internet. Isto ocorre através da autenticação das partes envolvidas e da cifra dos dados transmitidos entre as partes. Esse protocolo ajuda a prevenir que intermediários entre as duas pontas da comunicação tenham acesso indevido ou falsifiquem os dados transmitidos.


Vale lembrar que uma conexão segura não implica obrigatoriamente em uma conexão privada, nem que seja totalmente seguro usá-la.  Mesmo estando em um site seguro, terceiros que estejam monitorando a rede onde você se encontra podem saber o que vocês está fazendo, embora não possam visualizar os seus dados. Além disso a garantia da identidade de um site é definida apenas pela informação que é fornecida pela organização de certificação.

A partir dessas considerações, prefira usar sites conhecidos e tome muito cuidado ao clicar em links recebidos por email ou mensagens (instantâneas ou privadas). Tenha em mente que, mesmo que a mensagem recebida tenha sido enviada por um conhecido, nada impede que essa pessoa tenha distribuído a mensagem com boas intenções e sem conhecimento prévio do que está disseminando em conjunto, ou tenha sido alvo de algum tipo de  malware que esteja utilizando a máquina dela para conseguir informações de terceiros através de técnicas como scam ou phishing.

Tais técnicas consistem em uma mensagem com a qual as pessoas se identifiquem, como - você está no SPC, informe o login e senha do seu e-mail para mais informações" ou "veja as fotos que colocaram de você!", ou qualquer outro conteúdo que instigue a sua curiosidade. Essas mensagens trazem links, imagens ou anexos, que irão encaminhá-lo a sites falsos, semelhantes aos originais. A intenção é que você informe seus dados pessoais, como CPF, RG, numero de sua conta no banco, etc. Que serão utilizados de diversas formas, as vezes mais simples como vender seu email para spam ou em casos mais graves como roubo de sua conta bancaria, ou invasão de privacidade.

Fonte: Dellsuport

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos