Blog para compartilhamento de informações referentes à Segurança de Informação, dicas e analises.
quinta-feira, 29 de março de 2012
Você Sabia que sua Rede Sem Fio pode estar sendo usada por seus Vizinhos
Como colocar senha em sua rede sem fio
Criar a senha para o roteador é mais simples do que parece (Wikimedia Commons)
Você sabia que sua rede sem fio doméstica pode estar sendo usada por todos os seus vizinhos? Muita gente não faz idéia disso e deixa o sinal de internet disponível a toda a vizinhança. Um procedimento bem simples pode acabar com isso: basta configurar uma senha para o roteador. O aparelho é responsável pela distribuição do sinal entre computadores, celulares e até tablets – se você conseguir colocar a mão em um.
Mas, afinal, quais são as consequências de manter a rede aberta? A primeira, e mais impactante, é que a sua velocidade de navegação e transferência de arquivos cai. O que significa que você estará pagando pela diversão alheia. Em segundo lugar está a questão de privacidade: se o seu roteador está aberto, sua rede interna está disponível para os curiosos – que poderão ver quantas máquinas estão conectadas e todas as pastas, arquivos e impressoras compartilhadas.
Motivos suficientes para verificar sua senha? Então, ao trabalho!
1- O primeiro passo é acessar seu roteador. Uma vez conectado à rede, ele vai aparecer com um ícone na área de rede/network da sua máquina. Ao clicar com o botão direito no ícone, um menu apresentará a opção de acessar a página do dispositivo.
Alternativamente, você pode abrir seu navegador de internet preferido e digitar o endereço do dispositivo, divulgado junto com o bom e velho manual de instruções do aparelho. Mantenha essa documentação em lugar seguro, você nunca sabe quando vai precisar.
2- Se tudo estiver certo, o navegador deve abrir uma tela de senha, também fornecida pelo manual do roteador.
3- Uma vez dentro, alguns modelos podem demorar um pouco para carregar. A primeira coisa que eles fazem é buscar atualizações de hardware. É recomendável aplicar todas, já que elas trazem benefícios para o equipamento.
4- O próximo passo é encontrar a opção para a troca de senhas. Tenha em mente que modelos diferentes de roteadores apresentam opções variadas. Alguns oferecem a opção logo no menu principal. Em outros casos, é necessário acessar as configurações de redes sem fio/wireless settings e encontrar o campo apropriado.
5- A tela deve mostrar basicamente o nome da rede utilizada – você pode alterá-la para algo mais familiar – e uma série de opções de segurança. Existem alguns itens referentes à criptografia, que visam tornar mais difícil a descoberta da sua senha. A recomendação é utilizar WPA2 [AES] ou mais recentes, caso estejam disponíveis.
6- A parte mais fácil de todo o processo é colocar a senha. Utilize sempre oito caracteres, incluindo letras e números. Se possível, inclua alguns caracteres especiais, como $ e #. Evite palavras simples e datas de aniversário, além disso, alterne entre maiúsculas e minúsculas.
Da próxima vez que for acessar a rede com seus dispositivos, provavelmente eles não vão conseguir fazer a conexão. Basta entrar na rede existente e colocar a nova senha.
Fonte Veja Abril
(Por James Della Valle)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos