A Nasa foi alvo de mais de 5 mil ciberataques entre 2010 e 2011 que conseguiram ou invadir os sistemas ou instalar vírus nos computadores da agência, informou um funcionário em depoimento à Câmara dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29).
Além disso, entre abril de 2009 e abril de 2011, 48 computadores usados em programas espaciais foram roubados. Um deles continha os dados usados para controlar a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O número de unidades roubadas pode ser ainda maior, porque a Nasa não rastreia seus equipamentos. A perda de um computador só é registrada se for comunicada por um funcionário.
Segundo o inspetor geral da Nasa Paul Martin, nos notebooks roubados estavam dados sigilosos, incluindo propriedades intelectuais e informações sobre as novas naves espaciais, que estão em construção, da agência.
De acordo com Martin, a Nasa é um “ambiente rico em alvos para ciberataques”. Em um deles, um hacker romeno de 20 anos conseguiu acessar o servidores do Centro Espacial Goddard, que, entre outras coisas, é responsável pela operação do telescópio Hubble.
O custo, ao todo, para resolver o problema foi de US$ 7 milhões.
FONTE: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos