segunda-feira, 24 de outubro de 2016

VÍRUS DE COMPUTADOR? ENTENDA O QUE SÃO, SUA FORMA DE AGIR E COMO EVITÁ-LOS



Os famosos vírus de computador são um assunto recorrente. Seja no seu computador pessoal, seja no profissional, estes vírus podem apagar para sempre informações relevantes. Eles podem afetar todos os patamares de uma organização e se tornar efetivamente viral. A seguir, conheça-os.

O que são?

Podemos comparar o vírus de computador com o vírus biológico que nos causam uma gripe. Eles afetam todo o sistema de uma empresa. No caso do virtual, os vírus são pequenos softwares desenvolvidos por programadores e podem advir de arquivos em PenDrive, CD, E-mails e sites. Existem determinados fatores que tornam os sistemas mais predispostos à contaminação, entre eles:
– Não estar protegido por um antivírus;
– Não atualizar o antivírus;
– Ter um programa antivírus desapropriado às tarefas inerentes àquele sistema;
– Não estar com os próprios sistemas operativos atualizados.

Tipologia

Existem vários tipos de vírus. Podem ser Boot, Bomb, Worm ou os famosos Cavalos de Tróia, entre outros. Os prejuízos que causam são variáveis. Por exemplo, vírus de Boot interferem apenas na ligação do sistema operacional. Já os Worm, infetam e multiplicam-se por onde passarem.

Prejuízos

Existem inúmeros prejuízos causados pelos vírus de computador. Nos computadores profissionais, esses prejuízos podem ser muito maiores do que em aparelhos pessoais. Isso porque existe perda de informação e danificação do sistema. Ainda assim, por vezes é necessário comprar um novo computador, instalar um novo sistema operacional ou gastar dinheiro com um software específico. Estes são custos que, com a devida proteção, podem e devem ser evitados.
A nível profissional, a ocorrência de um vírus pode tornar-se uma questão essencial no desenrolar de todos os processos da empresa. Prejuízos de milhões de reais podem estar associados a um simples descarregar de um arquivo infetado.
Uma empresa que não tenha os seus sistemas operacionais protegidos pode:
– Ficar com a rede toda parada, por completo;
– Perder dados relevantes para o negócio;
– Ter informações corporativas e confidenciais roubadas;
– Sofrer danos no software adquirido com necessidade de compra de um novo;
– Enviar o vírus para parceiros e clientes.

Antivírus

Os antivírus são softwares desenvolvidos para que computadores e sistemas em rede estejam protegidos a 100%. Eles constituem um sistema de segurança que atua em conjunto com uma firewall (barreira, que conjuga software e hardware para controlar todas as entradas e saídas de uma rede). Os antivírus podem assegurar a proteção total de um sistema. Assim, a sua função numa empresa é barrar qualquer ameaça que possa prejudicar o negócio.
Criar uma estratégia para um negócio também implica a sua segurança. Os bancos sempre usam seus elementos de segurança para evitar roubos. Fazendo o paralelismo para os negócios, a sua maior riqueza são os dados, as informações e as interligações entre os elementos de trabalho (computadores). Assim, assegurar que tudo esteja protegido faz parte da função do gestor.
Segurança é tudo. Não deixe seus negócios desprotegidos!
fonte:scurra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para que possamos estar avaliando os textos